NORMAS DE CONVIVÊNCIA - 2º. ao 5º. anos

A escola deve ser um ambiente de formação para a vida e, portanto, de aprendizagem, tanto no que se refere aos aspectos cognitivos e psicológicos, como sociais. Com o objetivo de fortalecer valores éticos e de cidadania e visando ao alcance desse ambiente favorável a estas diferentes aprendizagens, apresentamos as normas de convivência de nossa escola:

UNIFORME

O uso do uniforme completo é obrigatório, tanto no período das aulas como em quaisquer atividades extracurriculares: camiseta, bermuda ou calça comprida, casaco (se necessário) e tênis; caso contrário, o aluno será impedido de entrar na escola, e os responsáveis, devidamente comunicados. No caso de haver alguma atividade escolar em que não seja obrigatório o uso do uniforme, os alunos serão avisados.

HORÁRIOS

Entrada

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, com início às 13h30min e término às 17h40min. Os alunos poderão entrar na primeira aula com até 10 minutos de atraso. Após esse horário, a entrada só será permitida mediante justificativa, por escrito, dos pais. A entrada ocorre pela Rua Venâncio José Lisboa, sendo também permitida, somente aos alunos de transporte escolar, a entrada pela Rua Maria Máximo.

Lanche

O lanche dos 2os. e 3os. anos é feito das 15h10min às 15h30min, e o lanche dos 4os. e 5os. anos, das 15h40min às 16h00. A hora do lanche deve ser respeitada e, portanto, é o único momento em que o aluno poderá comer ou beber, sendo proibida a degustação de qualquer tipo de doce ou petiscos em sala de aula.

Saída

A saída ocorre às 17h40min pela Rua Venâncio José Lisboa e os alunos de transporte escolar saem pela Rua Maria Máximo.
Obs.: Excepcionalmente, se algum aluno precisar permanecer na escola após as 17h40min, os pais deverão comunicar, por escrito, a Direção.

Aulas extracurriculares: ocorrem das 17h45min às 18h45min e só poderão permanecer na escola os alunos que estiverem devidamente matriculados nestas aulas.
Obs.: a permanência máxima desses alunos na escola é até as 19h00.

APARELHOS ELETRÔNICOS

É terminantemente proibido o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos na escola.

AS AULAS E O COMPORTAMENTO NA ESCOLA

Para que o ambiente escolar favoreça o aprendizado em seus diferentes aspectos (cognitivos, psicológicos e sociais) a convivência entre os alunos, corpo docente e administrativo deve ser harmônica e, para tanto, atos de cidadania se fazem necessários. Desta forma, caso o aluno seja chamado à atenção em sala de aula, nas dependências da escola ou nas redondezas, devido a comportamentos indisciplinares, será encaminhado aos Setores de Orientação ou de Psicologia. Conforme a gravidade da situação receberá advertência, sendo seus pais comunicados e a advertência arquivada em seu prontuário.

No que tange aos aspectos pedagógicos, no caso de falta de lição de casa ou de material escolar, o aluno deverá anotar todas as explicações feitas pelo professor em sala de aula. Em caso de reincidência, os pais serão comunicados.

AVALIAÇÕES

Tendo em vista que a avaliação é um processo contínuo e diário, as atividades avaliativas mensais e bimestrais ocorrem sem aviso prévio aos alunos, pois o objetivo é levar o aluno ao comprometimento do estudo diário e não fazê-lo apenas em datas específicas.

Obs.: A partir do segundo semestre do 5º. ano, as datas das avaliações começam a ser agendadas e informadas aos alunos visando a um preparo para o Ensino Fundamental II.

Recuperação

Se o aluno não obtiver média 5,0 (cinco), mesmo depois de consideradas todas as avaliações do bimestre, fará a Prova de Recuperação, em data estipulada pela escola e informada aos pais por escrito, lembrando que esta ficará arquivada no prontuário do aluno.

Lembramos que os Boletins (impressos) só estarão disponíveis para os alunos após o período de Recuperação.

Desta forma, cabe ao aluno/família acompanhar suas notas durante o bimestre.

Considerações finais

As normas de convivência de nossa escola levam-nos a viver em clima de respeito com todos os elementos de nossa comunidade educativa, independentemente da função que cada um de nós desempenha. Desta forma, ao propiciar um aprendizado digno, também servem de pilar para as nossas relações psicossociais.